Design Thinking · Estratégia · Inovação · Institute of Design

Por que Design?

Pensei bastante no que escrever nesse primeiro post, separei diversas experiências interessantes que vivencei nesses primeiros dias em Chicago, mas acabei mudando de idéia sobre o que escrever hoje durante meu primeiro dia de aula ao me deparar com a diversidade de experiências, formações, histórias e motivações dos alunos que buscam o Institute of Design. Fiquei refletindo sobre isso enquanto Patrick Whitney e Vijay Kumar falavam um pouco sobre – Por que design? Por que ID?

Havia quase 60 pessoas presentes na sala entre designers, financistas, marqueteiros, psicólogos, engenheiros, professores e até advogados de mais de 7 nacionalidades diferentes. Me surpreendi ao perceber durante suas apresentações que todos, sem exceção, estavam ali em busca de algo que lhes falta em suas profissões de origem e que eles buscam uma resposta através do design. Cada um à sua maneira, com sua própria linguagem e necessidade específica.

Não cheguei a uma conclusão sobre o que seria esse tal “algo que faltava” e que os levou até ali, mas talvez essa capacidade de agregar pessoas tão diferentes em torno de um mesmo tema e aproximar mundos que pareciam completamente desconexos, seja uma das coisas mais incríveis do design. O que percebi de comum entre todas as histórias foi uma busca por uma maior humanização das relações comerciais através da aproximação e entendimento do ser humano por trás dos produtos e serviços, e de novas formas de entregar mais valor para essas pessoas.

Enfim, como vocês podem ver não tenho resposta para isso, mas ficarei feliz em compartilhar com vocês se eu conseguir encontrar, ao menos, a pergunta para esse tal “algo que faltava”, até o fim da minha jornada por aqui…

José Mello

Na foto acima, você vê a sede do Institute of Design em Chicago.

Anúncios

3 comentários em “Por que Design?

  1. Que sensação gostosa essa de exploração, descobertas… mais perguntas do que respostas. Adorei a idéia do projeto 292 e vou adorar acompanhar essa jornada!

    Happy beginning, Mello!

  2. Olá José Mello,
    Parabéns pela iniciativa. Um pena ter conhecido o blog somente hoje..
    Minha pergunta é: Você chegou a conclusão sobre o que seria esse tal “algo que faltava”?
    Tem algum post, onde você consegue sintetizar esta explicação?

    Agradeço a atenção!
    Vicente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s