Prototipagem

Prototipar é preciso

Sempre que pensamos em protótipo, a primeira coisa que vem em mente é uma “maquete” final que nos ajude a validar funcionalidades de um produto, sua aceitação no mercado, detalhes de engenharia, uso de materiais etc. Claro que isso é importante, mas prototipar tem muito mais poder do que apenas validar uma idéia. Um protótipo é capaz de gerar ainda mais idéias! Tim Brown, CEO da IDEO fala em seu livro Change by Design uma frase que explica de forma muito simples como pensamos os protótipos: “Think to build and build to think” – Pensar para construir e construir para pensar.

Aqui no Institute of Design, usamos protótipos durante as sessões de iniciais de brainstorm para tangibilizar idéias de forma que todos consigam entendê-las e contribuir com essas idéias. Existem várias técnicas de prototipação, mas uma forma barata e fácil de fazer isso é o uso de sketches simples que dão uma idéia geral da solução proposta. A esse tipo de protótipo, damos o nome de “early prototypes” ou protótipos em estágio inicial.

Com eles, conseguimos rapidamente mostrar uma idéia e colher feedback sobre ela de forma a melhorá-la e levá-la até o próximo nível sem ficarmos “apaixonados” pelo protótipo, pois investimos pouco tempo e recurso para concebê-lo. Nesse momento, a idéia não passa de alguns rabiscos no papel. Como li certa vez em um artigo do Diego Rodrigues, um dos sócios da IDEO: “Prototype as if you were right. Listen as if you were wrong.” / Protipe como se estivesse certo. Ouça como se estivesse errado.

Na figura acima, você vê um sketch de uma das 50 idéias geradas hoje durante uma sessão de brainstorming sobre novas formas de “acordar pela manhã”.

Anúncios

Um comentário em “Prototipar é preciso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s