Design Planning · Estratégia

Vamos lixar paradigmas?

Hoje, ouvi uma frase emblemática na minha aula de Design Planning. Tomei a liberdade de fazer uma tradução livre para vocês: ” – Quando você conseguir defender sua recomendação para um projeto usando argumentos baseados nas mesmas lentes que os executivos utilizarão para avaliá-la, você estará pronto para vencer!”

Essa frase foi falada no contexto de que os designers precisam falar a lingua do negócio, pois existem inúmeros frameworks de negócios que estão enraizados nas organizações e que não vão mudar tão cedo. Esse é o tipo de mundaça mais difícil de ser implementado, pois depende de mudar o mindset das pessoas que estão no comando. Um bom design thinker precisa ser capaz de traduzir suas idéias em modelos que os executivos compreendam.

Demorei um pouco para digerir a tal frase, pois carrego comigo uma inquietude a respeito desse assunto. As empresas precisam de novos modelos, de novas formas de pensar e de novas métricas para avaliar e reconhecer a inovação!

Mas, depois de pensar um pouco sobre o assunto, acho que a frase tem mesmo sentido, pois, por mais que a mudança de mindset seja emergencial e necessária, as organizações são feitas de pessoas e essas pessoas se formaram e construiram seus próprios raciocínios à partir desses modelos. Essa é uma grande mudança e que não vai acontecer da noite para o dia, pois, afinal, como disse o Luis Algarra, de forma brilhante, em uma ocasião que nos encontramos: – “Nas organizações, não podemos quebrar paradigmas, pois uma quebra iria romper com a ordem. O que precisamos, é lixar os paradigmas…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s