Design Analysis

Jornada do Usuário

Jornada do usuário é uma outra ferramenta que você pode utilizar para mapear o comportamento dos usuários com relação à curva de adoção e envolvimento com um serviço. Vou me referir aqui a uma versão básica de uso da ferramenta, mas você pode e deve adaptá-la para o seu cenário real de uso.

Em geral toda jornada de uso de um serviço tem, ao menos, 4 etapas:

1. Descoberta
2. Experimentação
3. Domínio
4. Manutenção

Lembre-se que o usuário pode desistir dessa jornada a qualquer momento e quanto mais barreiras ele encontrar na passagem de uma etapa para outra, maior a chance dele desistir.

Ao criar a sua jornada de usuário, lembre-se de observar e relatar:
a. Gatilhos que estimulam o usuário a tomar uma ação (aderir ou desistir)
b. Recursos que o usuário precisa para se engajar naquela fase do serviço
c. Barreiras de adoção e mudança de fase.

Em geral uma jornada de usuário é elaborada em formato de uma matriz, onde no topo (horizontal) você tem os momentos de uso e na lateral esquerda (vertical) você relaciona os principais pontos de contato e começa a descrever as ações, gatilhos, recursos e barreiras para o usuário durante sua jornada. Depois mando um exemplo de uma jornada de usuário real!

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