Storytelling

A caixa do mistério

Nesse vídeo gravado no TED 2007, J.J. Abrams, o aclamado criador de Lost, Missão Impossível III e Cloverfiled, fala sobre “a caixa do mistério”. Ele traça paralelos com sua própria história de vida para explicar a essência de diversas histórias que fizeram muito sucesso no cinema e como esse “mistério” se apresenta de diversas maneiras e formatos. Um ótimo exemplo que ele mostra nesse vídeo é o do filme tubarão. A essência do filme não é um tubarão gigante que ataca pessoas indefesas em uma praia. A essência do filme é a história de um homem com seus conflitos internos e a luta para se reencontrar e que, de repente, se vê tendo que lutar contra uma ameaça. É isso que faz a história de tubarão tão incrível. Muitos cineastas e produtores acharam que as pessoas queriam ver animais perigosos e traiçoeiros espreitando e matando pessoas e criaram aracnofobia, anaconda, orca e tantos outros que nunca fizeram e jamais farão o sucesso que tubarão fez. Em inovação isso é o que eu chamo de efeito surpresa da inovação em um de meus artigos – The surprising effect of innovation – escrito para o blog americano Innovation Excellence. Toda inovação precisa de um elemento inesperado que faz as pessoas pararem para pensar.

Esse é um ótimo video que exemplifica muito do que venho falando aqui sobre storytelling. Vale a pena assistir… http://www.ted.com/talks/j_j_abrams_mystery_box.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s