Estratégia · Inovação

Será que o Groupon consegue sobreviver no longo prazo?

As ações do Groupon na Nasdaq estão na montanha russa desde o seu IPO. Hoje até que deu uma recuperada, mas será que o Groupon consegue sobreviver no longo prazo com seu modelo de negócio? Parece que nem os próprios sócios do negócio estão muito confiantes. Em um artigo publicado em 27 de Novembro – Reporters Pile On while Groupon Shareholders Pile OUT – a Forbes fala sobre como os sócios do Groupon tiraram grandes cifras de dinheiro da companhia nos últimos meses para suas contas pessoais enquanto a empresa agonizava com falta de recursos. O artigo fala ainda sobre como 95% das empresas que já fizeram algum negócio através do Groupon dizem que jamais fariam negócio novamente. O negócio de compras coletivas parece interessante quando olhado à primeira vista, mas quando as ofertas começam a ter números astronômicos de compras e descontos de até 95%, a gente começa a duvidar da capacidade dos estabelecimentos de honrar com os descontos oferecidos e volumes de compras. Bem, tenho minhas dúvidas quanto ao modelo de negócios de compras coletivas, mas a questão aqui é que temos empresas grandes, com credibilidade, muita experiência de varejo e venda de publicidade entrando no mundo das ofertas online como: LivingSocial da Amazon e mais recentemente Google Offers. Google Offers está anunciando em todos os lugares aqui em Chicago, veja o outdoor enorme que está colocado em uma das principais avenidas da cidade. Me parece que empresas como Amazon e Google talvez tenham condições de criar um ecossistema mais robusto em torno do negócio de compras coletivas, levando-o para um próximo nível que beneficie não só a empresa de vendas coletivas, mas também o varejista que entra no negócio e, é claro, o consumidor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s