Essa é uma pergunta que sempre nos fazemos quando estamos lidando com inovação: – Vale a pena investir nesse negócio ou idéia?
Nesse semestre aqui no Institute of Design, estou fazendo uma aula chamada “Business Frameworks” que tem por objetivo nos ajudar a responder a essa pergunta através de uma análise estruturada de um business plan. Essa é uma aula ao estilo das escolas de negócios sobre como analisar e escrever business plans. A abordagem é bem interessante e usa um framework de análise bem simples de entender: IMPACTS x OUTSIDE
I – dea
M – arket Size
P – ositive Net Present Value
A – cceptance by customers
C – ompetition
T – iming
S – peed
O – pportunity
U – ncertainty
T – eam
S – trategy
I – nvestment
D – ata
E – xit
Esses são todos os elementos necessários para se elaborar um business plan e para ter certeza de que estamos falando de um negócio promissor. Tem bastante coisa para se avaliar, é verdade, mas é possível para fazer uma avaliação rápida de um business plan tentando responder a 4 questões básicas:
1.) Por que os consumidores comprariam? Qual a motivação?
2.) Qual é a estratégia de negócio?
3.) Os dados existentes são de boa qualidade? (Relevância, Fonte, Precisão, Poder)
4.) Retorno do investimento x Riscos