Criatividade · Prototipagem

Protótipo de Experiência – Empatia, Colaboração e Experimentação

Hoje testamos nosso protótipo de experiência com pessoas reais. Montamos toda a nova ambientação da escada de acesso entre os andares do Institute of Design. A nova ambientação visa humanizar a experiência de uso das escadas que hoje são frias, sujas e pouco atrativas. Entretanto, todos os alunos da escola usam as escadas várias vezes por dias movendo-se entre um andar e outro. Nesse cenário, pensamos em transformar as escadas em um ambiente mais inspirador e aconchegante para os alunos que podem relaxar um pouco com música, arte e compartilhando informações de interesse geral em seu caminho entre um andar e outro (foto abaixo). Convidamos, via email, alunos que tivessem trabalhos artísticos próprios (nada relacionado a trabalho) que gostariam de compartilhar com colegas e criamos uma exposição nas escadas. 15 minutos depois de mandar o email, recebemos mais de 10 trabalhos. Isso nos deu a sensação de que estávamos no caminho certo. As pessoas estavam, sim, em busca de mais colaboração e de oportunidades de expressar um pouco das suas paixões.

Outra coisa que prototipamos também foi a porta de acesso aos andares (foto abaixo). Os alunos, em geral, andam entre os andares carregando laptop, cadernos, café etc. Sempre com as mãos cheias. Quando chegam próximos da porta de acesso, têm que se equilibrar entre segurar as coisas, aproximar o cartão de acesso, abrir a maçaneta da porta e puxá-la em sua direção. Assim surgiu a idéia de instalar uma porta que abrisse para ambos os lados e que a maçaneta ficasse na altura dos pés, pois é assim que a maioria das pessoas segura a porta para abrí-la. Construímos uma porta real, feita de isopor e papelão e a adaptamos no lugar da porta original. Instalamos também uma pequena mesa embaixo do leitor do cartão de acesso para que as pessoas pudessem apoiar suas coisas para pegar o cartão. Mudanças simples, mas que fazem realmente a diferença…

Esse é o poder da empatia, colaboração e experimentação e como elas ajudam a criar soluções mais criativas e adequadas às necessidades das pessoas.

PS: Achou complicado? Para fazer todo esse projeto, não gastamos mais do que 8 horas de trabalho…

Anúncios

5 comentários em “Protótipo de Experiência – Empatia, Colaboração e Experimentação

  1. Grande Zé !!! Com certeza este seu projeto não tem a mínima chance de não dar certo !!!
    Gostei muito do trabalho das escadas !!! Outro dia vi um projeto em uma cidade que instalaram um piano comp escada no metro e a maioria trocou a escada rolante pelo caminho na escada !!! Se achar te aviso !!!

    Sucesso

  2. Mello, estou convencido: simplesmente tudo pode ser recriado, repensado. Se uma simples escada, inanimada, pode ganhar calor humano, o que dizer de relações entre pessoas e organizações? O design thinking vai mudar como nos relacionamos com o mundo.
    Abçs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s