Estratégia · Problem Framing

Critérios de Seleção de Projetos de Inovação

O momento de decidir se um projeto deve ou não entrar no portifólio de inovação de uma companhia é sempre um momento crítico. Tudo parece importante e crítico, então como decidir que projetos devemos realmente fazer?

Para ajudar executivos a tomar melhores decisões de investimento de recursos, o Institute of design criou esse framework de seleção de projetos baseado em 2 critérios:

No eixo X, temos a capacidade da empresa de realizar o projeto: – Os executivos e as equipes estão dispostas a fazer tudo por esse projeto?

No eixo Y, temos o grau de alinhamento desse projeto com a estratégia da companhia: – Como esse projeto ajudará a empresa a entregar sua visão de longo prazo?

Os projetos que caírem no quadrante superior direito, são os projetos ideais para inovação, pois estão muito alinhados com a estratégia da empresa e temos a organização interessada em realizá-lo. Para ajudar no estabelecimento de critérios de decisão sobre onde um projeto deve ser colocado na matriz, aqui vão algumas perguntas chave para um melhor diagnóstico do projeto antes de classificá-lo na matriz:

1.) O problema a ser abordado está alinhado com a estratégia? Estamos mesmo dispostos a resolvê-lo?
2.) A descrição do problema está desvinculada de opiniões e de soluções pré-determinadas?
3.) A quem esse problema afeta? Essas pessoas estão conscientes do problema?
4.) O problema está descrito em um nível de abstração adequado? (outro dia falamos sobre os níveis de abstração)
5.) Existem múltiplos fatores diferentes que suportam que essa é realmente uma área a ser explorada?

Agora que você já conhece esse novo modelo de seleção de projetos, não vá entrar em projeto furado, hein? 🙂

Deixe um comentário