Design Analysis

How might we… questions

Em design, todo bom projeto sempre conta com uma ou mais perguntas que orientam o processo de criação. Em geral essas perguntas são geradas à partir de insighs coletados durante a fase de pesquisa. A essas perguntas, na linguagem de design, damos o nome de “How might we… questions”. “How might we” quer dizer “Como poderíamos…”. Vamos a alguns exemplos:
Como poderíamos reduzir o tempo de atendimento sem prejudicar a experiência do consumidor?
Como poderíamos viver de forma mais sustentável sem abrir mão do conforto e facilidades do mundo moderno?

Bem, agora que você já conhece essa poderosa ferramenta, vamos a 5 dicas sobre como escrever boas questões “How might we?”:
1.) Estabeleça um desafio claro e amplo: reduzir o tempo de atendimento,viver de forma mais sustentável etc.
2.) Evite limitar o escopo ou direcionar para soluções: criar um website, fazer um workshop etc.
3.) Evite desafios vagos demais: melhorar o atendimento, melhorar o processo etc.
4.) Procure encontrar um paradoxo ou conflito a ser resolvido, ou uma situação “de/para”: ser mais sustentável sem abrir mão do conforto, reduzir o tempo de atendimento sem prejudicar a experiência do consumidor, transformar o ambiente de individual para colaborativo.
5.) Não tenha mais do que 5 a 10 perguntas em um projeto: idetifique questões relevantes para o contexto do projeto e crie perguntas amplas que explorem bem cada uma das áreas de oportunidade identificadas na fase de pesquisa.

Anúncios

3 comentários em “How might we… questions

  1. Olá Rodrigo,

    Os insights são interpretações de observações realizadas na fase de pesquisa do projeto. Todo projeto, usando design thinking, começa com uma fase de entendimento do contexto do projeto e busca de fontes de inspiração à partir da observação e entrevista com usuários, análise de experiências análogas etc. De posse de toda a informação coletada na fase de pesquisa, é hora de começar a buscar sentido nas informações através de agrupamento (clustering) de informações por afinidade e tentar tirar uma interpretação de “porque” aquelas observações são relevantes para o projeto. Isso é um insight! Recomendo para você a leitura de dois posts aqui do Projeto292 que falam sobre ferramentas de análise de dados e como criar um bom insight! Espero que essas informações te ajudem…

    Como organizar dados de pesquisa: https://projeto292.com.br/2011/09/16/aeioupoem/
    O que é um insight? https://projeto292.com.br/2011/09/08/o-que-e-um-insight/

    Fique atento no projeto292, pois hoje publico algumas informações relacionadas que ficaram acumuladas do final de semana.

    Abraços.

    Mello.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s